
Publicado a 05 Novembro 2024
Tempo de leitura 2 min.
EVENTOS, MISSÕES
AICIB promove a PLICIB e Hub Nacional para a Saúde do Cérebro em Luanda
No contexto da Plataforma Lusófona de Investigação Clínica e Inovação Biomédica – PLICIB e da EDCTP3 foi organizada uma missão a Luanda, em Angola, com o objetivo de reunir com o novo executivo do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e com a Cooperação Portuguesa em Angola, e para participar no Simpósio «Saúde Mental, Humanização e Inclusão» da Universidade Privada de Angola (UPRA).
Esta missão, que decorreu entre 22 e 26 de outubro de 2024, permitiu discutir, com o MESCTI, o processo de adesão de Angola à Associação EDCTP e, por inerência, à PLICIB. Permitiu, também, apresentar a PLICIB e o seu Plano de Ação, apresentar a AICIB e o futuro Hub Nacional para a Saúde do Cérebro (no Simpósio da UPRA).
No dia 23 de outubro, Carlos Almeida Pereira, da AICIB, foi recebido pelo Diretor de Cooperação na Embaixada Portuguesa em Luanda numa reunião onde foram discutidas perspetivas de colaboração institucional entre a AICIB e a PLICIB com a Cooperação Portuguesa, nomeadamente nos âmbitos académico, formativo e investigacional.
Por motivos de agenda da Exma. Sra. Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, a reunião com o MESCTI, prevista para o dia 24 de outubro no Complexo Ministerial de Talatona (Luanda), teve lugar no dia 26 de outubro no IHMT – Instituto de Higiene e Medicina Tropical em Portugal. O processo de adesão de Angola à Associação EDCTP e à PLICIB, iniciado com o anterior executivo do MESCTI, e em continuação com o Gabinete atual liderado pela Ministra Paula Oliveira, deverá conhecer desenvolvimentos nos próximos meses.
No último dia da missão, Carlos Almeida Pereira participou ainda no Simpósio «Saúde Mental, Humanização e Inclusão», na Universidade Privada de Angola (UPRA), com apresentação da PLICIB e do Hub Nacional para a Saúde do Cérebro, organizado pela AICIB.