Publicado a 01 Julho 2024
Tempo de leitura 1 min.
EVENTOS
Sessão de Apresentação Pública da PLICIB
Na passada quarta-feira, dia 26 de junho, teve lugar a Sessão de Apresentação Pública da Plataforma Lusófona em Investigação Clínica e Inovação Biomédica (PLICIB). A PLICIB é um programa da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cofinanciado pela EDCTP3, que tem como principal objetivo promover uma intervenção proativa da comunidade científica portuguesa nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e países vizinhos.
O evento decorreu no campus do IHMT NOVA, instituição que assume a coordenação científica da PLICIB; na Sessão, foram abordados temas relacionados com o estabelecimento da EDCTP, o seu percurso até à atual fase «Global Health EDCTP3», a investigação na África subsaariana, e com projetos dentro destas áreas. Foram também apresentados os objetivos e o plano científico da PLICIB, e foi ainda organizada uma Mesa Redonda, constituída pelo Conselho Científico da Plataforma, na qual foram debatidas as suas perspetivas atuais e futuras.
Este evento contou com intervenções de: Nuno Sousa (Presidente da AICIB), Filomeno Fortes (Diretor do IHMT NOVA), Marta Norton (Representante da FCT), Lara Pandya (Representante da Associação EDCTP), José Bonfim (FCT), Paulo Ferrinho (IHMT NOVA), Hélder Mota Filipe (Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos) e Carlos Almeida Pereira (Gestor de Ciência na AICIB e Coordenador Executivo da PLICIB).
Enquanto elemento mobilizador e momento simbólico, foi assinada uma Declaração de Compromisso pelos intervenientes do Conselho Científico e da Coordenação Executiva: Filomeno Fortes (IHMT – NOVA), Jorge Pedrosa (EM – U. Minho), Altamiro Costa Pereira (FMUP), Fernando Regateiro (FMUC), Luís Taborda Barata (FCS – UBI), Emília Valadas (FMUL), Inês Araújo/Isabel Palmeirim (FMCB – U. Alg), Baltazar Cá (INASA – Guiné-Bissau), Sérgio Chicumbe (INS – Moçambique), Francisco Saúte (Fundação Manhiça – Moçambique), e Anabela Isidro (AICIB).
A Sessão de Apresentação Pública da PLICIB contou com a presença de cerca de 70 pessoas em auditório (representantes do setor académico, decisores institucionais e políticos e corpo diplomático), para além de todo um conjunto de participações online, de onde se destacam representantes de instituições angolas e cabo-verdianas, países em processo de admissão à Associação EDCTP.